Magret de Pato com Batatas a Murro e Molho de Laranja

Um clássico de sabores intemporais. O peito de pato fica cozinhado na perfeição e as batatas ficam uma verdadeira perdição.

Ingredientes

Molho de laranja:
  • 100 ml de vinho tinto
  • 50 ml de água
  • Sumo de ½ laranja
  • 3 colheres de chá de mel ou de açúcar

Método de preparação

  1. Faça o molho: coloque todos os ingrediente do molho num tachinho e leve ao lume, deixando ferver até reduzir para metade.
  2. Lave as batatas, mantenha a pele, corte-as ao meio e coza-as em água com sal até ficarem um pouco macias. Depois de cozidas, deixe esfriar ligeiramente, coloque-as com a face cortada sobre a bancada e dê uma pancada ligeira em cada uma.
  3. Enquanto as batatas cozem e o molho reduz, prepare o magret. Faça golpes ligeiros sobre a pele tentando não ferir a carne, dando um efeito de grade. Tempere com sal e pimenta de ambos os lados.
  4. Coloque os peitos numa frigideira fria (das que possam ir ao forno) e coloque sobre lume brando para derreter a gordura da pele. Retire a gordura derretida que é libertada para um recipiente e continue a fritar até dourar bem a pele; no total serão cerca de 8 a 10 minutos, dependendo da espessura da gordura, até ter uma pele bem crocante. Vire os peitos e frite do lado da carne durante mais 30 segundos, para selar a carne.
  5. Vire novamente os peitos para que fiquem com a pele virada para baixo e leve a forno pré-aquecido a 200º C durante 7 minutos exatos.
  6. Retire do forno e coloque os peitos num prato para descansarem 10 minutos.
  7. Enquanto isso, coloque ao lume a frigideira com a gordura que o pato libertou no forno e salteie as batatas de ambos os lados nessa gordura, até dourarem.
  8. Corte os peitos em fatias não muito finas, com cerca de um dedo indicador de espessura e sirva de imediato com as batatas a murro douradas, o molho de laranja quente e uma salada.
Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!