Tipos de Massa | Descubra as Diferenças

Farinha de trigo e água. Esta é a base da massa italiana. Devido à presença de glúten, a massa é consistente e pode ser cozida sem se desfazer. O sabor relativamente neutro faz dela um ingrediente perfeito para combinar com outros ingredientes, especialmente molhos.

Descubra:

Massas Secas

Este é provavelmente o tipo de massa mais conhecido. É fácil encontrar em qualquer supermercado ou mercearia. Dentro deste grupo encontramos algumas variantes:

Massa simples de sêmola: massa genuína elaborada a partir de sêmola de trigo duro e água.

Massa com ovo: Além dos ingredientes anteriores, estas massas têm na sua composição ovo.

Massa com vegetais: Estas são as massas que têm na sua composição a adição de vegetais. Devido às suas cores são uma ótima opção para dar vida aos seus prato.


Diferentes Tipos de Massa Curta

As massas curtas são menores que 10 centímetros de comprimento: desde o imponente rigantoni ao pequenino farfalle e o minimalista risoni.

Penne

É um tipo de massa com uma forma de cânula de pena (canudo).

Como servir: Com um molho ou numa preparação feita no forno (por exemplo, com bacalhau).

Fusilli

Fusilli é uma excelente opção de massa porque seu formato permite que ele incorpore bem os sabores e os outros ingredientes do prato.

Como Servir: com molho ou gratinado, também funciona com saladas.

Rigatoni

A massa Rigatoni, teve origem em Roma. São maiores que penne e ziti e às vezes são ligeiramente curvados.

Como servir: É ideal para reter o molho por toda a superfície. Tente com ragú de carne, ou com um delicioso creme de cogumelos e carne suína. Experimente também com massas gratinadas ao forno.

Calamarata

Calamarata é uma espécie de massa de anel grosso, muitas vezes tingida com tinta de lula preta para se assemelhar a lula fatiada. É originário de Nápoles. Calamaretti é a variante menor de calamarata.

Como servir: É uma excelente opção para harmonização com molhos de marisco, com camarão e mexilhões.

Mezze Maniche

A Massa Mezze Maniche Rigate apresenta um formato diferenciador, estriado e com espessura equilibrada. Destaca-se pelas suas paredes grossas e riscadas, que permitem reter os molhos e os sabores com intensidade.

Como servir: Ideal para absorver molhos e sabores, mantendo a consistência e tornando os pratos únicos e elegantes.

Paccheri

Paccheri, deriva do termo “paccarià”, que significa em italiano “pancada”. Julga-se que o nome deriva da tradição popular onde a palavra era usada para ilustrar a consistência forte e pesada desta massa. Representam a grande tradição e paixão napolitanas pelo universo das pastas.

Como servir: ndicados para a preparação de pratos de peixe, bem como para molhos densos e pesados à base de carne.

Tortiglioni Helicoidal

Tortiglioni é um tipo de massa, semelhante ao rigatoni, mas maior e com sulcos mais profundos que espiralam ao redor da massa. Eles levam o nome da palavra latina torquere, que significa “torcer”. Um tortiglione é um desenho característico do torno usado na fabricação de massas, com sulcos verticais.

Como servir: Fica perfeita com molhos densos e encorpados, sejam eles saborosos ragus de carne ou molhos refinados à base de nata e cogumelos.


Diferentes Tipos de Massa Longa

As massas longas são muito comuns e populares e são basicamente de dois tipos:

  • Cilíndricas, como o espaguete
  • Fitas ou tiras, massas achatadas como a massa Fetuccine

Esparguete

O espaguete é a massa longa e fina feita originalmente em Nápoles, mas atualmente produzida em todo lugar do mundo.

Varia de espessura, do mais fino, cabelo de anjo mostrado abaixo, passando pelo spaghetti (diâmetro de cerca de 2 mm) até o spaghettoni (com diâmetro de até 2,5 mm).

O comprimento original dos fios do espaguete em Nápoles era de 40 a 50 cm, mas atualmente são vendidos com tamanho de 20 ou 25 cm de comprimento.

Como servir: uma infinidade de molhos combina bem com o espaguete. Alho, pesto, putanesca, entre outros, são servidos com espaguete.

Esparguete Quadrado

Spaghetti quadrati, espaguete quadrado e tonnarelli são todos formatos de massa que compartilham a típica seção quadrada. Geralmente estes tipos de massa são preparados com adicição de ovos à massa.

Como servir: acompanhar molhos ricos em carne ou à base de peixe.

Spaghettoni

Spaghettoni tem uma espessura superior comparativamente ao esparguete.

Como servir: É ideal para expressar plenamente o sabor de todos os tipos de molhos, principalmente com molho de carne e caça, mas também para preparações à base de peixe, como lagosta.

Tagliatelle

“Tagliare” significa cortar em italiano e é dessa forma que são feitos: basta cortar uma folha de massa em tiras de cerca de 5 mm. O famoso paglia e fieno (palha e feno) têm as cores amarelo e verde é acompanhado de molho cremoso de queijo e bacon.

Como servir: podem ser acompanhados de ragu de carne, tomate ou frutos de mar, assim como de pesto e molho de cogumelos. Em Bolonha, é servido com o famoso molho bolonhesa.

Tagliolini

Tagliolini são longos fios de massa, cada fio de massa geralmente tem cerca de 2 a 3 mm de largura e às vezes é ligeiramente cíndrico.

Como servir: Ideal servir com o molho alla mediterranea.

Fettucce

Fettuccine é um tipo de massa popular na culinária romana e toscana. É uma massa achatada feito com farinha e ovos, mais largo ou similar ao tagliatelle típico de Bologna. A massa Fettucce devem o seu nome à semelhança com as tiras usadas nas bainhas das roupas. São muito comuns na culinária romana e toscana.

Como servir: Ideal para pratos de carne, molhos à base de caça ou peixe, com mariscos ou crustáceos.

Ziti

Ziti é uma massa originária da Campânia, Itália. Eles são moldados em tubos longos e largos, com cerca de 25 cm de comprimento, que precisam ser quebrados à mão em pedaços menores antes do cozimento.
Na Sicília, eles são tradicionalmente servidos em uma festa de casamento. Ziti é a forma plural de zito , que significa “noiva” ou “noivo” no dialeto siciliano.

Como servir: Ideal com o tradicional molho genovese.


Dicas para Cozinhar

  • Cozer a massa numa panela grande e em água abundante a ferver;
  • Colocar sal na água;
  • Mexer a massa durante o cozimento;
  • Se vai preparar um molho, reserve um pouco da água da cozedura da massa;
  • Não coloque azeite na água se pretende juntar outros ingredientes e molhos depois. Sem esse óleo, a massa irá aderir melhor aos acompanhamentos;
  • Não escorrer a água de imediato;
  • Não passar a massa por água fria, retira o sal e o glúten que enriquecem o sabor da massa;
  • As massas recheadas, tipo ravioli, flutuam quando estão cozidas.
Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!