Empanadas

Quem nunca ouviu falar nas clássicas empanadas argentinas? A iguaria, que é equivalente ao pastel de massa tenra, trata-se de uma preparação individual de massa, geralmente feita com farinha de trigo, que leva uma grande variedade de recheios e que pode ser assada no forno ou frita.

Descubra:

O que são Empanadas?

É equivalente a um pastel de massa tenra, uma preparação individual de massa em seguida é recheada e assada no forno ou frita. Aparentemente, estas iguarias derivam do hábito de rechear pão para fazer uma merenda para os trabalhadores do campo ou para viajantes;

“Empanar” significa “transformar em pão”. A empanada típica tem a forma de uma meia-lua, devido a ser iniciada com uma rodela de massa que é recheada e dobrada sobre si mesma; o recheio pode ser de carne, aves, peixe, vegetais ou frutas.

Qual a história das Empanadas?

Especula-se que a origem da empanada remonte à antiga Pérsia, actual Irão, e que, de lá, tenha sido levada para os países árabes, onde era preparada com carne de carneiro e trigo burgol.

Essa iguaria é muito similar à empanada que conhecemos hoje, era chamada de “esfiha” ou “fatayer”, e chegou à Península Ibérica nas merendas de viagem dos conquistadores mouros em 711. Os sete séculos de ocupação árabe popularizaram a iguaria em terras espanholas, e tempos depois os colonizadores espanhóis que cruzaram o Atlântico e ancoraram no Novo Continente trouxeram esta iguaria para a América.

A sua fabricação era mais simples do que se conhece hoje: no início era uma simples massa de pão recheada com carne ou vegetais, mas, tempos depois, a elaboração da massa ficou mais complexa e diferenciou-se do pão. Foram adicionados na massa manteiga, gordura e o recheio tornou-se mais ‘nobre’.

Estes “pastéis de forno”, a massa é constituída de farinha, água e banha, e depois é recheada com carnes, vegetais, queijos ou frutas. Podem ser assadas ou fritas e possuem formato de meia-lua. Para fechar, usa-se um enrolado característico chamado de ‘Repulgue’ – que só é possível se fazer a mão.

Quais as Empanadas típicas na América do Sul?

Na América do Sul, cada país tem a sua receita típica de empanada.

No Chile, a mais popular é a “empanada de pino”, recheada com uma mistura de carne de vaca moída e guisada, azeitonas, passas de uva e ovo cozido partido em pedaços.

Na Argentina, as empanadas tucumanas, são recheada com carne de vaca cortada à mão em pequenos cubos e guisada com gordura de carne (de vaca ou de porco) e vários condimentos; opcionalmente, podem também levar azeitonas, passas de uva e ovo cozido.

No Peru, fazem-se empanadas de massa folhada recheadas com presunto e queijo.

Na Bolívia, preparam-se as “llauchas”, feitas com uma massa lêveda semelhante à massa de pizza e recheadas com um molho à base de queijo, temperado com malagueta, em seguida são cozidas num forno bem quente.

Na Colômbia, as empanadas são feitas com massa de farinha de milho, recheadas com um guisado de carne de vaca ou porco temperado com “hogao” (um molho mal refogado de tomate, cebola e pimento) e fritas.

No Equador, as empanadas são feitas com uma massa feita com banana-da-terra verde, recheadas com um molho de queijo e cebola e fritas.

Nas Caraíbas, principalmente nas ilhas colonizadas pelos espanhóis, as empanadas são pequenos pastéis de massa recheados, que podem ser assados no forno ou fritos. A massa é normalmente feita com farinha de trigo, mas pode também levar puré de mandioca cozida, temperada com óleo de urucum. O recheio pode ser de carne de vaca, galinha ou peru, de chouriço ou outro produto baseado em carne de porco, de frutas ou vegetais, com peixe ou mariscos, ou baseado em queijo.

Nas Filipinas, antiga colónia espanhola, as empanadas, sejam de galinha ou carne de vaca, são muito semelhantes às do Chile.

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!