Castello Di Albola
Castello di Albola é o nome comercial do castelo na vila de Albola, adquirido pela família Zonin em 1979, com o intuito de produzir vinhos de excelência, utilizando uvas de variedade Sangiovese e Cabernet Sauvignon. Hoje a Castello D’Albola tornou-se no expoente máximo do vinho mundial, contando também um espaço para alojamento local que permite uma visita às vinhas e às respetivas caves.
Ver todos os Produtos
A “Castello D’Albola” foi constituida há mais de 500 anos em 1515
A propriedade onde a “Castello D’Albola” está sediada foi construída em 1515 e até hoje, 502 anos depois, permanece em (bom) funcionamento. Desde esses dias até hoje foram muitos os proprietários e as alterações que sofreu, mas mantendo sempre a bela vila que havia sido construída no século XVI e as suas duas enormes torres dos vestígios do castelo medieval original.
As suas vinhas e terrenos são férteis e ideais para a produção de vinho. Essa mesma produção foi sempre praticada com regularidade na região de Albola inclusive antes da propriedade existir. Porém, foi com a sua aquisição por parte de Gianni Zonin, famoso e experiente produtor de vinhos, que o Castello D’Albola se tornou num expoente máximo do vinho mundial com a família Zonin no comando da propriedade dando origem ao seu segundo renascimento. Para além da recuperação e restauração da casa principal e da aldeia, a Família Zonin também ampliou tanto os vinhedos quanto a propriedade, que hoje cobre 900 hectares, dos quais 125 são de vinha e onde há mais de 4 mil oliveiras.
As vinhas de variedade Sangiovese cobrem cerca de 90% da área de castello di Albola, onde se cultiva também outra grande variedade de uvas tintas, a Cabernet Sauvignon, bem como as Canaiolo, que dão um toque adicional de carácter indígena aos vinhos desta propriedade.