Antonio Mattei
Desde 1858 que Antonio Mattei produz biscoitos italianos, Tostas de Brioche e os famosos Cantucci na histórica padaria localizada no coração da cidade de Prato, na Toscana. Desde que a sua receita dos Famosos Cantuccini foi criada, mais nenhum almoço nas redondezas foi servido sem este acompanhamento! Atualmente a padaria é administrada pela família Pandolfini, desde há três gerações. Os biscoitos são ainda artesanais, feitos com as receitas tradicionais e através dos mesmos métodos de processamento.
Ver todos os Produtos
Cantucini ou biscoito de prato: o mais típico biscoito da tradição culinária toscana
Desde 1858 que Antonio Mattei produz biscoitos italianos, Tostas de Brioche e os famosos Cantuccini na histórica padaria localizada no coração da cidade de Prato, na Toscana. Atualmente a padaria é administrada pela família Pandolfini, desde há três gerações.
Foi à mais de 150 anos em Via dell’Appianato que Antonio Mattei, Pasteleiro e cozinheiro original da província de Prato abriu portas à sua fábrica e loja de biscoitos. Mattei era um homem humilde de berço que desempenhou um papel fundamental na história culinária Italiana.
Tudo começou com duas freiras que, enquanto caminhavam até Roma passaram pela vila de Antonio. Sendo já tarde e estando exaustas, este ofereceu-se para as acolher durante a noite. Gratas pela amabilidade de Antonio, as freiras ofereceram-lhe uma receita de massa para bolos que ele rapidamente aperfeiçoou. Com as suas habilidades de pasteleiro, elevou a receita a um patamar superior de qualidade e excelência. Pouco depois, após o início da sua comercialização, quase nenhuma refeição naquelas redondezas era feita sem a presença dos seus biscoitos.
Os filhos de Antonio Mattei nunca se interessaram muito pelo negócio do Pai. Mas entre os aprendizes que com ele trabalharam na fábrica, houve um que provou ter talento e paixão pelo ramo: Ernesto Pandolfini, um órfão criado pela sua tia. Ernesto ficou encarregue do negócio de Antonio em 1908 começando assim a história que já conta com três gerações da Antonio Mattei. Apesar do negócio já não pertencer à família Mattei há mais de 100 anos, o nome, bem como a filosofia nunca foram alterados.
Hoje, o Biscottificio de Antonio Mattei é propriedade da quarta geração da família Pandolfini. No entanto, desde 1858 que a produção ainda é feita na mesma fábrica, com o mesmo amor e respeito de matérias-primas de qualidade excecional e métodos artesanais. Além disso, por terem mantido os métodos de processamento, os tradicionais biscoitos de bolsa azul, ainda estão fechados e amarrados um a um.