Lentilhas | Descubra os Tipos e Como fazer

Lens culinaris, popularmente chamada de lentilha, é pequena planta trepadeira anual, da família das leguminosas, subfamília Faboideae.

Descubra:

O que são Lentilhas?

A lentilha (Lens culinaris L.) quando seca, é um pequeno grão redondo e achatado.

Ela pertence à familia das leguminosas (tal como o grão-de-bico, o feijão, as ervilhas ou as favas) e devido à sua percentagem de aminoácidos (proteína) e hidratos de carbono, é uma excelente fonte proteica de origem vegetal.

É originária do Médio Oriente, mas estima-se que está presente na dieta Humana desde o período do Neolítico.


A Origem da Leguminosa

Vários apontamentos históricos indicam que a Lentilha teve origem na Ásia Central e o seu consumo remonta há cerca de 8000 anos, pois foi um dos primeiros alimentos a ser cultivado na Pré-história.

Durante milénios, a Lentilha foi ingerida juntamente com cevada e trigo, devido à combinação agradável destes alimentos, foram difundidos por toda a África e Europa durante as migrações e explorações de tribos culturais.

Um século AC, a Lentilha foi introduzida na Índia, um país cuja cozinha tradicional utiliza, num prato conhecido por “dal”, lentilhas picantes como ingrediente-chave. Os países católicos utilizam com frequência a Lentilha durante o período da quaresma. Actualmente, os principais produtores desta leguminosa, a nível mundial, são a Índia, Turquia, Canadá, China e Síria.

A Lentilha é a semente de uma planta pertencente à espécie Lens ensculenta, que é constituída por vagens que contêm uma ou duas sementes. São classificadas de acordo com o seu tamanho, em pequenas ou grandes, existindo dezenas de variedades de cada, que se distinguem pela cor que exibem: verde, castanho, preto, amarelo, vermelho ou cor-de-laranja.

As Lentilhas podem ostentar forma redonda, oval ou de coração. Estão disponíveis inteiras ou divididas em metades. As diferentes variedades apresentam consistências também diferentes.


Variedade e tipo de lentilhas

Existe vários tipos de lentilha que se distinguem principalmente pelo tamanho e pela cor e são utilizadas para cozinhar muitos pratos diferentes, principalmente nas regiões do Mediterrâneo, Índia e na Ásia Ocidental.

LENTILHA CASTANHA

É a variedade mais comum, encontrada em todos os mercados. Ela possui um formato arredondado, fino e uma coloração que varia do caqui ao marrom ou castanho. O sabor desta lentilha é suave e levemente terroso.

O tempo de cozimento da lentilha marrom ou castanha é de 30 a 45 minutos. Esta variedade mantém a forma após o cozimento, mas se torna bem macia. Por isso, ela é muito versátil e pode ser utilizada em saladas, sopas, ensopados, hambúrgueres vegetarianos ou combinada com arroz.

LENTILHAS VERMELHAS

Lentilha vermelha (em inglês: red lentil e em francês: lentille corail ) possui um formato arredondado e fino. Sua coloração varia do dourado ao laranja e vermelho. O sabor desta lentilha é suave e terroso.

O tempo de cozimento da lentilha vermelha é de 15 a 20 minutos. Esta variedade não mantém a forma após o cozimento. Por isso, é excelente para purês, sopas e ensopados.

Esta lentilha é comumente utilizadas em pratos indianos, como o dal ou dhal, prato elaborado com cereais, usualmente lentilhas e outros vegetais.

LENTILHAS VERDES

Lentilha verde ou francesa (em inglês: french lentil e em francês: lentille verte) possui um formato arredondado, fino e a casca espessa. Sua coloração varia do verde escuro ao verde acinzentado. O sabor desta lentilha é terroso.

A lentilha verde du Puy é uma variedade de lentilha com Denominação de Origem Protegida (DOP) que são plantadas na região de Le Puy-en-Velay, na França. Estas lentilhas são cultivadas em solo vulcânico e são apreciadas por seu sabor levemente apimentado e pela capacidade de manter sua forma após o cozimento.

O tempo de cozimento da lentilha verde ou francesa é de 45 a 50 minutos. Esta variedade mantém a forma após o cozimento. Por isso, é excelente para saladas.

LENTILHAS NEGRAS

Lentilha negra ou Beluga (em inglês: black lentils e em francês: lentille noire) possui um formato esférico, bem pequeno e uma casca espessa. Sua coloração varia do negro ao marrom muito escuro. Esta lentilha é cultivada no Canadá e é chamada de caviar pela sua aparência e sabor forte e terroso.

O tempo de cozimento da lentilha negra é de 30 a 40 minutos. Esta variedade mantém a forma após o cozimento. Por isso, é excelente para saladas.


Como preparar lentilhas?

Cozinhar lentilhas é bastante simples, devendo ter apenas em atenção que dependendo do tipo de lentilhas estas poderão ter tempos de cozedura diferentes. O primeiro passo é sempre lavar as lentilhas com a ajuda de um coador, para retirar as impurezas e retirar as que estão danificadas. Dependendo do tipo de lentilhas, estas poderão precisar de ser demolhadas previamente, como é o caso das lentilhas com casca. Demolhe as lentilhas castanhas entre duas a quatro horas e as verdes entre seis a oito horas, ou durante a noite.

Para cozer lentilhas, deve levar uma panela com água ao lume, devendo a água estar sempre acima dos grãos. Quando a água começar a ferver junte as lentilhas e cozinhe-as pelo tempo indicado para cada variedade. As lentilhas castanhas e verdes devem cozer entre 20 a 30 minutos. Já as vermelhas, entre 10 a 12 minutos. Só deve juntar sal no final, de forma a não atrapalhar a cozedura, mas pode aromatizar a água com alho, louro, casca de limão ou ervas aromáticas.


Informação Nutricional

A Lentilha corresponde a um alimento de elevado valor nutricional, pois contém quantidades apreciáveis de proteínas, hidratos de carbono, dos quais se destaca o teor em fibra alimentar, e são praticamente isentas de gordura.

Apresenta, também, um perfil em micronutrimentos bastante interessante devido à riqueza em vitaminas, especialmente do complexo B como ácido fólico, minerais como magnésio, fósforo e potássio, e oligoelementos como molibdénio, manganésio, ferro, cobre.


Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!