Chocolate Ruby | O quarto tipo natural de chocolate

Chocolate Ruby é um chocolate naturalmente rosa, lançado pela empresa belga-suíça Barry Callebaut, em 2017. Este chocolate é produzido com grãos de cacau especiais que possuem um tom rosa claro natural. Estes grãos são cultivados na Costa do Marfim, no Equador e no Brasil.

Descubra:

Como o chocolate ruby é produzido?

Os métodos de produção do chocolate ruby são mantidos em segredo comercial, mas especialistas acreditam que é produzido com grãos de cacau naturalmente rosados e não fermentados. Este chocolate contém um mínimo de 32,5% de sólidos de cacau, 26,3% de leite e 35,9% de gordura (manteiga de cacau).

O cacau que é fruto do cacaueiro, possui grãos geralmente de polpa branca com sabor amargo que são fermentados para desenvolver o sabor e a tonalidade castanha escura. Estes grãos fermentados são torrados, descascados e moídos para produzir os nibs de cacau, compostos de sólidos de cacau e manteiga de cacau. Os nibs de cacau são transformados numa pasta que é pressionada para remover a maior parte da manteiga de cacau que é usada na fabricação do chocolate. O chocolate ruby é um produto produzido sem adição de corantes.


Qual o sabor do Chocolate Ruby?

No que respeita ao sabor, o chocolate rosa pauta-se pelo seu travo frutado, que mescla o doce e o amargo, sendo certo que não contém quaisquer aditivos de frutos silvestres. Quando comparado com os outros tipos de chocolate, situa-se a meio-termo entre o chocolate de leite e o chocolate branco.


Como utilizar o chocolate ruby?

A utilização deste chocolate é semelhante aos demais tipos de chocolate. O fabricante do chocolate ruby recomenda a utilização mais pura possível, mas este chocolate harmoniza muito bem como outros ingredientes, como: amêndoa, morango, framboesa, champagne rosé, cerveja, caviar e queijo de cabra.


Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!