Macaron | Conheça a história do famoso doce colorido

Feito de merengue e farinha de amêndoas o macaron é um doce fino, que tem por característica uma cobertura crocante e um interior cremoso e húmido.

Descubra:

O que é?

O Macaron é um biscoito redondo feito de farinha de amêndoas, granuloso e macio de aproximadamente 5 cm de diâmetro. É um doce popular em diversas regiões da França, sendo um verdadeiro património gastronómico em diferentes cidades francesas. Ou seja, não importa a cidade ou região, a base da massa é, normalmente, é a mesma, com merengue, farinha de amêndoas, açúcar de confeiteiro, açúcar branco e clara de ovo, algumas incluem recheio, outras não. Outro padrão que não se altera, além do formato, é que os macarons são confecionados no forno.


Qual é a origem?

Diferente do que muitos acreditam, o doce teve a sua origem em Itália e o nome macaron é derivado da palavra maccherone ou macaroni, que significa massa fina. No século XVI, o macaron migrou para a França junto com a corte de Catarina de Médicis, pois era o doce favorito da rainha. A receita do macaron era mantida em segredo, pois era apenas para consumo da nobreza.

As primeiras pessoas a comercializarem os biscoitos na França foram as irmãs do convento Saint-Sacrement, em Nancy. Após a revolução francesa, em 1789, as congregações religiosas passaram a produzir macarons fora dos conventos.

Antes o biscoito era consumido de maneira simples, e no início do século XIX recebeu uma adaptação pela patisseur Pierre Desfontaines, que resolveu unir dois pequenos biscoitos e recheá-los com cremes especiais. Desta forma, os macarons foram ganhando novas cores e sabores, tornando-se sinónimo de sofisticação para qualquer evento, sem contar que conquistou todos os paladares.


Como preparar este doce?

Para fazer a base da receita são necessários três ingredientes: farinha de amêndoas, açúcar de confeiteiro e clara de ovo. Também são utilizadas algumas colheres de açúcar branco para formar o merengue, sumo de limão e corante alimentar.


Curiosidades sobre o Macarons

  • A receita foi adaptada na França conforme cada região. Porém, os ingredientes da base sempre foram mantidos, sem nenhuma alteração.
  • Em Montmorillon foi inaugurado um museu dedicado aos macarons, com o nome “Musée de l’amande et du Macaron”, que em português significa Museu da Amêndoa e do Macaron.
  • A receita trazida originalmente italiana pode ser apreciada até hoje na Maison des Soeurs Macarons, uma casa fundada em 1793, na França, em homenagem às Irmãs Carmelitas.
  • Há dois tipos de macaron:
    gerbet – comum, liso e preparado com meregue.
    craquelé – o biscoito rachado, preparado com claras cruas e massa mais pesada.
Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!