Vinagre de Xerez | O que é e como é feito

O vinagre de xerez é também um produto único, com personalidade própria que o faz sobressair entre os grandes vinagres do mundo.

Descubra:

O Que é Vinagre de Xerez?

O vinagre de xerez é feito de xerez, um vinho fortificado feito na Espanha e usa o sistema de mistura “solera”, onde diferentes barris de xerez de diferentes anos são misturados para que o produto final seja uma combinação de xerez jovem e xerez mais velho. É muito semelhante à forma como o conhaque e o rum são produzidos.

A maioria dos vinagres de xerez usa o mesmo sistema de envelhecimento “solera” que os vinhos de xerez e para ser oficialmente chamado de Vinagre de Jerez pelo Consejo Regulador, tem que “passar por envelhecimento em carvalho americano por um mínimo de seis meses” e deve ter um mínimo de 7 graus de acidez.

As 3 categorias de idade são:

  • Vinagre de Xerez – pelo menos 6 meses de envelhecimento em madeira
  • Vinagre de Xerez Reserva – pelo menos 2 anos de envelhecimento em madeira
  • Vinagre de Xerez Gran Reserva – pelo menos 10 anos de envelhecimento em madeira

História

O vinagre de xerez existe desde que o xerez foi produzido pela primeira vez em Jerez e arredores. Nas tabernas de xerez, os vinhos sofreram uma fermentação acética e viraram vinagre foram considerados fracassos, no entanto, desde da década de 1950, os vinicultores começaram a ver o vinagre de xerez como um produto. Começaram a envelhecer cuidadosamente os vinagres da mesma forma que os vinhos e aguardentes.

Os barris contendo vinagre são sempre rapidamente retirados da adega, para evitar que outros barris de vinho também se transformem em vinagre. Todos os barris que contenham vinagre geralmente não podem ser usados para armazenar vinho novamente devido ao risco de fermentação acética. Antigamente o vinagre era dado aos funcionários e familiares do proprietário ou vendido na porta das taberna.


Tipos de Vinagre de Xerez

Dadas as qualidades, o envelhecimento e a doçura, existem diversos tipos de vinhos de xerez. Que são o produto de um cuidadoso processo de elaboração e que faz sobressair os vinagres de xerez dos outros existentes no mercado.

Vinagre de Xerez

Trata-se de um vinagre feito de vinho de xerez com um teor alcoólico residual inferior a 3% e uma acidez acética total de mais de 70%.

É envelhecido em cubas de madeira por entre 6 meses e 2 anos, tem uma cor âmbar, sabor sútil com toques de frutos secos que o tornam agradável e é ideal para a preparação de reduções, molhos e marinadas.

Vinagre de Xerez de Reserva

Este vinagre tem um teor alcoólico residual inferior a 3% e uma acidez acética total de mais de 70%.

É envelhecido por dois a dez anos em barris de madeira, tem uma cor castanha com reflexos âmbar brilhante, poderoso aroma carregado de baunilha, nozes e madeira, o que o torna o companheiro perfeito para molhos e sopas frias.

Vinagre Xerez de Gran Reserva

Este vinagre tem um teor alcoólico residual inferior a 3% e uma acidez acética total de mais de 80%.

O seu período de envelhecimento em barris de madeira ultrapassa dez anos, por isso tem uma cor castanha intensa com aroma de nozes e especiarias, o que o torna o aliado perfeito quando acompanha saladas e legumes cozidos.


Qual é o gosto do Vinagre de Xerez?

Por ser misturado e envelhecido, o vinagre de xerez pode ter um sabor muito complexo. É um sabor rico e suave aroma a frutos secos, mas apenas ligeiramente doce. É vinagre, por isso é ácido, mas não tão dominador quanto os vinagres de vinho tinto ou branco. Este vinagre tem uma tonalidade escura.


Como o Vinagre de Xerez pode ser usado?

A maneira mais comum é em vinagretes, mas também pode adicionar um pouco de sabor a guisados e molhos. Pode reduzi-lo e usá-lo como cobertura em frango, pato ou outras carnes.

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!